Sunday, February 4, 2007

Ensino a Distancia

Actividade 1) O que não é possível eu ignorar em ensino a distância
De acordo com Keegan, D. (1996). Foundations of Distance Education
· capítulo 3: “Definition of Distance Education”, pp. 33-51

o conceito de educação a distância necessita de ser clarificado pois ainda não existe acordo nesta área, o que dificulta a progressão neste campo. Vários investigadores e teóricos apresentaram várias perspectivas de educação a distância, no entanto Keegan considerou que se tornava necessário um conceito mais abrangente que englobasse o conceito de ensino a distância e aprendizagem a distância.
Keegan enfatiza bem a necessidade de não considerar como sinónimos ensino a distancia, aprendizagem à distância e educação à distância. Na sua perspectiva, o ensino a distância e a aprendizagem a distancia são duas faces da mesma moeda: a educação a distância, “Distance education” is a suitable term to bring together both the teaching and learning elements of this field of education.
(Keegan 1996: 38)
Moore descreveu o ensino a distância como o conjunto de métodos de ensino utilizados, tendo em conta a separação física do professor e dos alunos, as fases interactivas (simular, explicar, questionar e orientar) e proactiva (seleccionar objectivos, planificar o currículo e estratégias instrucionais) do ensino que são concretizados através de texto impresso e de equipamentos mecânicos ou electrónicos.
Este conceito tornou-se bastante popular, sobretudo após o desenvolvimento da Universidade Aberta, no Reino Unido, sendo utilizado no sentido das suas estratégias didácticas.
No entanto existem fraquezas neste conceito. Encontra-se muito centrado na instituição e na preparação dos materiais, no entanto, o ensino a distância muitas vezes não ensina. Materiais caros para ensino a distância, muitas vezes preparados durante meses ou anos ficam em casa dos alunos sem serem sequer abertos... A interacção não ocorre.
Na opinião de Keegan, este conceito não é o mais adequado pois encontra-se muito centrado no professor e coloca a ênfase na instituição educacional.
Torna-se necessário a formulação de um conceito mais abrangente. Keegan propõe que esta forma de educação que se caracteriza pela quase permanente separação física do professor e aluno e do aluno do grupo de alunos durante todo o processo de aprendizagem, pela influência de uma organização educacional, tanto na planificação como na preparação dos materiais de aprendizagem e no acesso a serviços de apoio ao alunos, pelo uso da tecnologia como mediadora deste processo, pelo recurso a uma comunicação em dois sentidos para que os alunos possam beneficiar da comunicação com o professor, com os colegas e com a própria instituição, seja definida como educação a distância abrangendo os conceitos de ensino a distância e aprendizagem a distância.

No comments: